sábado, 9 de janeiro de 2016

Bolsa estourou e agora ?????



Em cenas de novelas, comum verem o parto como um momento de desespero, terror, agonia. Sempre inicia com a velha frase: E agora, a bolsa estourou!.
Isso foi tão enraizado em nossa cultura que ate os mais experientes profissionais muitas vezes ficam com certo receio e na duvida se devem e podem esperar ou não.
Quando iniciei meus estudos, ouvia duas coisas bem diferentes. Uns afirmavam ser um perigo e o bebe poderia morrer sem respiras (mas o bb nao respira este liquido ne!) e outros afirmavam: - Se a bolsa estourar não corra para o hospital, espere que seu bb sabe a hora de nascer. Mas isso sempre me incomodou. Pois também considero outro extremismo e uma responsabilidade muito grande para um bebe (afinal ELE SABE A HORA DE NASCER).

Então tentei fazer um desenho para ajudar um pouco nesta compreensão do esperar (onde, como e quanto tempo).



 Se sua situaçao e verde fique tranquilo, mande um zap para o medico e aguarde. Se sua situaçao for amarelo ligue ou procure um serviço de urgencia.!!!!!
 
Finalizo com algumas considerações só para quem não entender o gráfico.
1-      Como foi a ruptura da bolsa:
Se for antes de iniciar o trabalho de parto (ou seja, vc não tem contrações ou sinais de TP), chama-se de bolsa rota e o medico precisa avaliar. Caso seja necessário pode iniciar antibiótico profilático ou induzir o parto.
A bolsa pode romper total ou ter uma ruptura alta. Na primeira, a mulher perde todo o liquido, chega a molhar tudo. Na segunda, vai perdendo aos poucos e muitas vezes não percebe. Apenas um ultra som para informar a quantidade de liquido. Abaixo de 50 mm muitos artigos sugerem que o medico tenha uma conduta de intervenção.

2-      Como repor o liquido
Se for constatada uma ruptura de bolsa devem-se evitar banhos de piscinas, atividade sexual com penetração sugere-se beber muito liquido manter-se seca (trocas de peças intimas frequentes) e observar sempre o cheio e cor deste liquido.

- Quando a bolsa estoura o bebe pode ou não esta pronto para nascer então se precisa descartar a possibilidade de infecção urinaria como tb a cor do liquido deve ser avaliada e interpretada por um profissional.

 - Se foi constatado dimunuicao de liquido e sem ruptura da bolsa deve-se avaliar o motivo e merece atençao.

- No final da gestação e comum a quantidade de liquido diminuir, mas precisa-se avaliar o motivo e grau desta diminuição, pois pode existir um problema associado.

Haaaaaaa .....Todo exame de toque que seja realizado com suspeita de bolsa rompida deve ser feito com luvas estéreis. Lembre isso ao profissional que for lhe avaliar, às vezes eles esquecem :)



leitura sugerida:
http://vilamamifera.com/mulheresempoderadas/meconio-sinal-de-sofrimento-fetal/
http://www.despertardoparto.com.br/blog---relatos-de-parto/archives/07-2012
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032003000700005&script=sci_abstract&tlng=pt
http://estudamelania.blogspot.com.br/2012/08/indicacoes-reais-e-ficticias-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário