sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Se nao tem fechadura, nada adianta !!!!



Imaginem uma casa. Para você entrar, tens um molho de chave. Você tenta uma chave, tenta outra e outra e outra, a paciência vai acabando. A vontade de fazer xixi fica insuportável e você tenta a ultima chave, quando não abre, o que você faz?
 - Chuta a porta para entrar!!!!
Agora imagina que você vai à casa do seu filho, leva esse mesmo molho de chave e pensa: - Vai que alguma dessas chaves abre?.
 Ao chegar a casa, percebeu que a porta não tem fechadura e que só o seu filho, inteligente como ele é, sabe o “segredo” para abrir a porta, então, espera pacientemente ele abrir a porta, afinal a casa é do seu filho e não sua.
Assim eu vejo as induções naturais ou farmacológicas.  Antes eu sugeria entre as induções naturais os chás, coquetéis, caminhadas, exercicios e ate o sexo, acreditando que a prostaglandina encontrada no semem seria o suficiente para induzir o parto (quanta inocência, a quantidade é mínima e o colo ainda posterior fica impossivel hihihihihihihih).  E se nada desse certo quem sabe um doce, mel, chocolate ou pimenta, afinal o bebe tem que nascer ate 40 semanas para fugir do sistema cruel e cesarista que vivemos. Só que não me lembrava de um pequeno detalhe, os receptores das prostaglandinas tem certa resistência a glicose, por isso pelo menos três semanas antes da DPP a mulher deve diminuir a ingestão de açúcar. Mais uma vez eu errando rsrsrs, achava que bastava a ocitocina, o hormônio do amor para tudo funcionar como uma maquina.
 E se não desce certo, a mulher já tinha a informação: Pode-se tentar descolamento de membranas, o misoprostol ou ocitocina. Isso dependeria do protocolo que o medico gostaria de seguir .
Mas voltemos a porta na casa do seu filho....
A casa é o útero
 A porta é o colo uterino (que precisa amolecer, centralizar, afinar e apagar)
A fechadura são os receptores
As chaves são os estímulos ( ex. hormônios liberados seja via natural, mecânica ou artificial).
Agora me respondam: - Que adianta eu ter um monte de chave se não tem fechadura nesta porta?.
Ou seja, o que adianta eu tentar indução se eu não tenho receptores para desencadear as mudanças e reações em cadeira do trabalho de parto ?.
Sabemos que o bebe a termo tem a provável  idade gestacional de 37-42 semanas, mas isso não garante maturidade pulmonar, muito menos os receptores prontos.
Por isso que defendo que apenas o seu filho sabe o “segredo”, ele que diz o tempo para nascer.
Gestar, exige calma e muita resiliência para o grande dia.  Confiar na fisiologia, na natureza, na fé é a melhor indução.
Leitura sugerida: http://vilamamifera.com/mulheresempoderadas/porque-eu-nao-acredito-na-inducao-natural-do-parto-e-nem-na-quimica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário