domingo, 9 de fevereiro de 2014

Doula

A palavra Doula traduz serviço ( "mulher que serve"). É uma acompanhante  treinada ( com curso de formação) para a hora do parto, está no Cadastro Brasileiro de Ocupações ( CBO- 3221-35 ). Trabalha dando apoio durante a gestação, no parto e pós-parto. Realiza acompanhamento na elaboração do plano de parto e para esclarecimentos de dúvidas,  ajuda no alívio de desconfortos durante a gestação, parto e puerpério,  auxilia no direcionamento para o melhor caminho que a gestante possa encontrar, para ter o parto que deseja.
Para ser doula é preciso doação e disponibilidade, não precisa ser da área da saúde, mas acreditar que parir é um evento fisiologico !!!!!

Além disso:
1-OMS e o Ministério da Saúde recomendam e reconhecem a sua importância durante o parto, assim como estudos científicos mostram resultados positivos com sua presença do parto.
2- Doula é uma acompanhante treinada, só tem a 
acrescentar e ajudar durante o parto. 
3-Os médicos não perderiam as clientes que desejam muito um parto natural.
4- O médico não precisaria desmarcar uma tarde de consultório pois a doula já estaria com a gestante dando o apoio necessário e lhe passando as informações devidas.
5- Doula nunca será uma concorrente do obstetra, não dá diagnóstico, não decide procedimentos.

6- Menos risco de processos por procedimento desnecessário (principalmente se a mulher estiver empoderada das reais indicações de cesárea ).

Sugestão de leitura:

http://www.doulas.com.br/oque.php
http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/comissao-de-saude-aprova-o-apoio-de-doulas-para-gestantes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário