segunda-feira, 2 de junho de 2014

Técnica não farmacológica para controle da dor

Doular é a arte do apoio e cuidado, a doula procura durante o trabalho de parto, através de sua formação e crenças alternativas que ajudam a parturiente. Muitas doulas tem outras capacitações. Conheço doulas advogadas, enfermeiras, psicólogas, dentistas , fisioterapeutas, rezadeiras, curandeiras, mães, arquitetas, acadêmicas de medicina, nutróloga, atriz e até um doulo (engenheiro Gabriel). Cada um agrega no seu oficio seus saberes. Não posso negar minha formação acadêmica e acho que nem devo, procuro agregar as técnicas não farmacológicas para alívio de desconforto por isso em algumas fotos deste nosso cantinho (o blog) podem se deparar com essas imagens >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
 As técnicas utilizadas dependem da necessidade e aceitação de cada mulher, deve-se respeitar a singularidade do feminino.
Mas afinal que fios e eletrodos são esses?
Nada mais é que um aparelho da fisioterapia, comumente conhecido por TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation). A Anvisa em de 4 de julho de 2005, afirma que a parturiente tem direito de receber métodos não invasivos e não farmacológicos para o alívio da dor.  A TENS é um recurso eletroterápico não invasivo, que não altera a dinâmica do parto e alivia a dor.

A TENS ativa os receptores sensoriais periféricos, atuando através do fenômeno das comportas de dor, aumentando a produção de endorfinas e resultando a analgesia. É um recurso interessante, pois é de fácil uso, podendo ser interrompido rapidamente se necessário. Essa técnica deve ser usada na área de dor ou paravertebralmente sobre as raízes dos nervos relacionados, os dois conjuntos de eletrodos pareados geralmente promovem o maior alívio, o primeiro conjunto de eletrodos deve ser colocado sobre as raízes nervosas de T10 – T11, que enviam nervos para o útero durante o primeiro estágio do parto, e o outro par de eletrodos deve ser colocado sobre as raízes nervosas S2-S4 e irão diminuir a dor da região lombar.

"Dedico essa postagem aos meus colegas do curso de formação do GAMA e a Bárbara Montezuma" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário